sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Brasil verde: governo define meta para emissões de CO2 até 2020

Presidente Lula assina decreto que estabelece limite para emissão de gases de efeito estufa nos próximos dez anos

http://mmb2010.blog.uol.com.br/images/meioambiente.jpg&imgrefurl=

Pelo decreto firmado nesta quinta-feira (9/12) o governo brasileiro fixa um teto de emissões de gases que contribuem para o aquecimento da atmosfera em 2,1 toneladas para a próxima década.

O ato foi formalizado pela ministra de Meio Ambiente Izabella Teixeira, na reunião ministerial da Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP-16), que acontece em Cancún, México.

A meta assumida pelo governo brasileiro é voluntária e representa uma redução de 6% em relação às 2,2 bilhões de toneladas de gases de efeito estufa emitidas pelo Brasil em 2005.

Dados do relatório de Indicadores de desenvolvimento sustentável - Brasil 2010 divulgado em setembro pelo IBGE mostram que de 2000 a 2005 as emissões desses gases cresceram 7,3%.
As atividades rurais - desmatamentos na Amazônia, queimadas no Cerrado e agricultura - respondem por cerca de 80% de nossas emissões líquidas de gases-estufa.

O compromisso assumido formalmente pelo Brasil na COP-16 prevê um plano de ações para a redução das emissões até o final de 2011, que poderá servir de base para países menos poluidores receberem créditos de carbono de nações com maior índice de emissões. 

Fonte: http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=75267

Nenhum comentário:

Postar um comentário