sexta-feira, 13 de maio de 2011

‘Solar Impulse’: primeiro vôo internacional de avião movido a energia solar é realizado com sucesso

Vôo histórico, da Suíça à Bélgica, durou quase 13 horas

Solar Impulse  decolando da Suiça

Com a envergadura de um Airbus A340 (63,4 m) e o peso de um carro de passeio (1.600 kg), o avião experimental “Solar Impulse” – movido apenas a energia solar – decolou na manhã de ontem do aeroporto militar suíço de Payernes e aterrisou, por volta das 21:30, em Bruxelas. Veja o vídeo com cenas da decolagem.

O Solar Impulse já havia entrado para a história da aviação em julho do ano passado, ao realizar 24 horas de vôo sem interrupção, usando como força propulsora apenas a eletricidade gerada em painéis fotovoltaicos e armazenada em baterias.

O avião dispõe de tecnologia solar avançada e baterias leves de alta eficiência. Suas asas são cobertas por 200 m2 de painéis fotovoltaicos, que acionam 4 motores elétricos – cada um com potência de 10 HP (~7,5 kW) – que fazem girar as hélices, proporcionando uma velocidade cruzeiro de 70 km por hora, a uma altitude máxima de 8.500 metros.

“Nossos painéis são de filme fino e bastante leves, fabricados com matéria plástica ultra-resistente, que permite proteger o silício das células fotovoltaicas”, explica Claude Michel, vice-presidente do grupo internacional Solvay, um dos principais parceiros na empreitada do pioneiro "vôo solar" entre dois países.

O Solar Impulse será apresentado ao grande público no 49º Salão Aeroespacial Internacional de Le Bourget, França, que acontece este ano, de 20 a 26 de junho.

André Borschberg foi o piloto solitário do primeiro vôo internacional do Solar Impulse, cujo mentor é Bertrand Piccard - um explorador suíço e médico psiquiatra de formação, de 53 anos - que, entre outras proezas, comandou a tripulação do primeiro balão a efetuar a volta ao mundo sem escalas.

Seu avô, Auguste Piccard – amigo de Einstein e de Marie Curie – foi professor de física nas universidades de Zurique e Bruxelas e inventor da cabine pressurizada e do balão atmosférico, contribuições importantes para a aviação moderna e a conquista espacial.

O próximo desafio de Bertrand Piccard é, até 2013, dar a volta ao mundo em cinco etapas pilotando o Solar Impulse. Alguém duvida?

Fonte: http://www.rtl.be/info/monde/europe/795207/l-avion-solar-impulse-a-decolle-de-suisse-pour-un-premier-vol-international

Nenhum comentário:

Postar um comentário