quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Eletricidade solar: UFPE e Chesf organizam evento para debater usinas heliotérmicas

Workshop Internacional sobre Centrais Solares Termoelétricas acontece no Recife, nos próximos dias 22 e 23

Compact Linear Fresnel Reflectors – Usina de Ausra Unveils, Califórnia (EUA)
http://inhabitat.com/kimberlina-solar-thermal-plant-by-ausra/

O workshop vai reunir pesquisadores brasileiros, representantes de empresas de energia, ministérios (Minas e Energia - MME e Ciência e Tecnologia - MCT), agência reguladora (Aneel), Petrobras e Empresa de Pesquisa Energética (EPE), além de especialistas de Portugal (Universidade de Évora), Espanha (Ciemat/Plataforma Solar de Almeria, Elecnor, ACS Cobra) e Alemanha (Flagsol GmbH).

Esta é a segunda edição do evento – organizado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e pela Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) – que visa aprofundar as discussões e consolidar ações resultantes do 1º workshop (2010) para fortalecer o setor de energia solar no país, particularmente o desenvolvimento de projetos de centrais heliotérmicas.

Entre os principais objetivos deste 2º workshop estão: a consolidação e a ampliação do espaço emergente da tecnologia termossolar no Brasil; a incorporação de novos colaboradores do setor elétrico, instituições governamentais e fornecedores de equipamentos e serviços de engenharia; e o aprofundamento da discussão sobre as dificuldades e procedimentos de internalização dessa tecnologia em seus aspectos técnicos, econômicos, institucionais e regulatórios.

A tecnologia mundialmente mais utilizada para gerar eletricidade em centrais solares de grande porte é a de coletores cilindro-parabólicos (parabolic trough). Os Estados Unidos vão inaugurar em 2013 a maior central solar termelétrica do mundo, o Blythe Solar Power Project, com tecnologia parabolic trough e uma capacidade total de 1 GW (giga watt).

No Brasil, a primeira central heliotérmica baseada na tecnologia de coletores cilindro-parabólicos deverá ser construída em Pernambuco, com capacidade de geração elétrica de 1 MW (mega watt). Segundo informação do site Inovação Tecnológica (de 29.12.10), um acordo entre o MME e o MCT vai propiciar a implantação da Planta Piloto de Geração Heliotérmica no Semiárido, com aporte inicial de R$ 23 milhões.

Outra possibilidade de conversão termelétrica da energia solar baseia-se em refletores de Fresnel (foto); o princípio é o mesmo do sistema parabolic trough: os raios solares são concentrados para um tubo por onde circula um fluido especial que vaporiza água, a qual aciona uma turbina acoplada a um gerador.

Uma usina solar empregando essa tecnologia foi inaugurada em 2008 na Califórnia (EUA) – Usina de Ausra Unveils – com 5 MW de capacidade, o equivalente para abastecer 3,5 mil casas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário