terça-feira, 27 de setembro de 2011

‘Anos Lula são sinônimo de crescimento, prosperidade e coesão social reforçada’, diz diretor do Sciences-po de Paris

Instituto de Estudos Políticos de Paris, o Sciences-po, homenageia presidente brasileiro que mais fez por educação

http://www.lexpress.fr/actualite/monde/amerique/lula-retraite-hyperactif-en-visite-a-paris_1033604.html (Reuters)

O jornal francês L’Express publicou hoje em seu site algumas das palavras que serão dirigidas a Lula – por Richard Descoings, diretor do Sciences-po – na cerimônia em que o ex-presidente receberá do renomado instituto o título de Doutor honoris causa. 

“O nome de Lula será lembrado por muito tempo; estará sempre associado à voz emergente dos BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China), ao papel crescente do Brasil nas relações internacionais e à sua influência no mundo”, disse Descoings ao L’Express.

O instituto francês que homenageia Lula, popularmente chamado de “Sciences-po”, foi fundado há 140 anos e, desde então, premiou apenas 16 personalidades.

Antes de Lula, somente um ex-presidente havia recebido o título de Doutor honoris causa da prestigiosa instituição francesa, Vaclav Havel, da República Tcheca. O ex-presidente brasileiro é o primeiro latino-americano a receber a honraria. 

Justa homenagem, ao presidente que mais fez pela educação no Brasil, especialmente no nível superior. Muitos de seus detratores diziam que “por não ter um diploma universitário” Lula jamais poderia fazer avançar o ensino superior brasileiro.

Enquanto o seu antecessor, sociólogo e poliglota, promoveu um sucateamento criminoso das universidades federais, Lula não só as recuperou, como criou várias novas IFES país afora. As matrículas nas IFES dobraram durante os oito anos do governo Lula.

Voltando ao prêmio que Lula recebe daqui a pouco em Paris, só me vem à cabeça a expressão que um corintiano fanático diria na hora de um gol do timão contra um rival: chupa FHC!

Nenhum comentário:

Postar um comentário