domingo, 11 de setembro de 2011

Futuro com segurança energética e efeito estufa ‘domesticado’ é possível, diz cientista francês

Para o físico Francis Meunier, gestão de energia em prol de desenvolvimento sustentável passa por uso eficiente e tecnologias limpas

http://www.youtube.com/watch?v=H4kZM4VPl0M

Professor titular de Física de Baixas Temperaturas e diretor do Instituto Francês do Frio Industrial, de Paris, Francis Meunier (foto) foi colaborador do GIEC (sigla francesa do IPCC).

É autor de vários livros destinados ao grande público francofônico, entre eles, Domesticar o Efeito Estufa (Dunod, 2005, 2008), Adeus Petróleo, Viva as Energias Renováveis! (em parceria com Christine C. Meunier; Dunod, 2006) e Energias Renováveis (Le Cavalier Bleu, 2008, 2010).

Nesta última obra, da coleção idées reçues (“idéias preconcebidas”), Meunier desconstrói mitos sobre as energias renováveis, tais como (sobre a energia solar) “só funciona em países quentes” ou “é a volta ao candieiro”, os mais frequentes, segundo o autor. Veja o que ele diz sobre essas e outras idéias preconcebidas no vídeo abaixo (não legendado).


O cientista traça um paralelo histórico entre a evolução da sociedade extrativista e de caça para uma sociedade agrária e a necessária evolução do comportamento social rumo ao desenvolvimento sustentável, onde o consumo de energia não afete os recursos naturais nem o meio ambiente.

Meunier destaca o “paradoxo” caracterizado pela crescente demanda de energia, com o petróleo escasseando, enquanto na superfície terrestre há um excesso de energia (resultante do efeito estufa). “Canalizar parte dessa energia excedente, mobilizando as energias renováveis, nos levaria a ter nas mãos o controle do clima", diz o físico. É o que ele denomina “domesticar o efeito estufa”.

A captura e o uso disseminado da energia solar incidente [retida na atmosfera por gases de efeito estufa em excesso] modificariam o balanço energético do planeta, evitando desequilíbrios que causam as mudanças climáticas, explica o professor Meunier.

As soluções técnicas apontadas pelo pesquisador francês para se alcançar este objetivo envolvem o uso eficiente da energia, a utilização de fontes renováveis e “sumidouros” de gases de efeito estufa (captura e sequestro de CO2).

Além desse rol de alternativas tecnológicas, Francis Meunier defende a “sobriedade energética” – redução do consumo de energia com base na mudança de comportamento – como um valor fundamental a ser adotado por toda a sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário