sábado, 15 de outubro de 2011

Cinema francês: o garoto, a síndrome XP e o médico

“A criança da meia-noite” é a história de uma amizade incomum, entre dermatologista e um de seus pacientes portador de doença rara

“La permission de minuit”, título original de “A criança da meia-noite” (2011, 110 min) 
http://www.1-epok-formidable.fr/?cat=104

Um médico-cirurgião (David/Vincent Lindon), de 50 anos, fugindo à conduta habitual da profissão, cria uma forte relação afetiva com um de seus pacientes, um menino de 13 anos (Romain/Quentin Challal), portador de xeroderma pigmentoso, mais conhecido como XP.

O portador desta síndrome rara é obrigado a se proteger da luz solar e de raios ultravioleta emitidos artificialmente, porque sua pele é hipersensível a este tipo de radiação, o que aumenta em mil vezes sua chance de desenvolver câncer, em relação a uma pessoa normal. 

Mas este não é o foco do filme, que estreou ontem nos cinemas de São Paulo. Como admite a diretora Delphine Gleize (a mesma de “Ligações perigosas”, premiado no Festival de Cannes, em 2002), o centro da trama é o cotidiano nada comum do protagonista Romain. Ele vive como un enfant de la lune, portando uma roupa semelhante a de um astronauta, para evitar a exposição de sua pele à luz.

O garoto tem plena ciência da gravidade de sua doença e, obcecado pela idéia de morte precoce, procura antecipar sua transição para a vida adulta, através dos laços afetivos que vai criando com David, médico que o acompanha desde os primeiros anos de vida. 

Romain encontra em David uma figura paterna, já que seu verdadeiro pai o abandonou desde cedo, ao saber da terrível doença que o havia acometido. “Realmente não é fácil enfrentar essa doença”, diz a certa altura David para Romain, tentando lhe justificar a ausência do pai, o que reforça a incerteza do garoto quanto à sua expectativa de vida. 

Paciente e médico mantém uma relação relativamente harmoniosa, até David ser nomeado para um cargo na Organização Mundial da Saúde, em Bruxelas. A nova realidade é difícil para ambos e rompe o frágil equilíbrio da amizade construída há anos.

David reluta em abandonar seus pacientes no hospital em que trabalhou por doze anos e, num primeiro momento, não aceita que uma médica (Carlotta/Emmanuelle Devos) tão pouco experiente venha a substituí-lo, e especialmente que ela vá se ocupar de Romain.

Mas Carlotta vai se revelar uma profissional e um ser humano da maior generosidade. Apesar da receptividade extremamente hostil que teve de David,  ela percebe o elo afetivo dele com este paciente e o convida a colaborar em uma cirurgia (programada por ele mesmo antes de sua transferência) para a retirada de um tumor em Romain.

O garoto, por sua vez, reage à transferência de David para Bruxelas com a rebeldia típica da adolescência, mas a dependência afetiva que estabeleceu com seu “pediatra” fala mais alto. Romain aparece de surpresa na cerimônia de despedida de David, organizada pelo hospital em que ele trabalhava, e declara publicamente (à sua maneira) o seu apego pelo doutor e amigo. 

O desfecho da trama não é a morte. Fica no ar o destino de Romain. Tende mais para promessa de vida, impelida pela ciência em que tanto acredita David.  

A atuação de Vincent Lindon é dominante, suas expressões, olhar de consternação, voz embargada, evidenciam o ser humano por trás do médico habituado a lidar com doenças raras. Já o estreante Quentin Challal veste bem a pele do adolescente condenado à “escuridão”, que vive à sombra de sua própria morte.

Os melhores momentos da difícil amizade entre os dois protagonistas se dão ao som de C’est extra, uma bela música de Léo Férre.

Um comentário:

  1. Ola
    Sinopse: Sol Inimigo – O drama do povo no Recanto das Araras mostra o dia-a-dia dos portadores do Xeroderma Pigmentoso (XP), uma doença genética rara, hereditária e sem cura, que atinge parte das pessoas no Recanto das Araras, povoado do município de Fainas (GO). A comunidade de Araras surgiu na década de 60, ramificado de famílias rurais e casamentos consanguíneos, entre primos, um costume decorrente do isolamento geográfico, além dos laços afetivos. E são essas uniões conjugais que favorecem a incidência do XP. Sem muita assistência e condições financeiras muitos portadores da doença encontram no trabalho braçal a única forma de renda, expondo a pele ao principal inimigo da doença, o sol.

    Lançamento: Documentário Sol Inimigo — O drama do povo no Recanto das Araras
    Data: 28/06/12
    Horário: 19 horas
    Local: Casa da Cora Coralina, Cidade de Goiás

    O Grupo de Criação e Produção de Cinema da PUC GO, vai lançar o documentário: Sol Inimigo - O Drama do Povo no Recanto das Araras.


    Estamos divulgando o máximo do documentário, nos ajudem também.
    blog: http://solinimigo.blogspot.com.br/
    Se vc tiver facebook acesse
    http://www.facebook.com/profile.php?id=100003978162985
    http://www.facebook.com/SolInimigo

    ResponderExcluir