sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Alemanha sustentável: central elétrica híbrida com capacidade de 6,35 MW renováveis entra em operação

Estação geradora pioneira utiliza vento e biogás como fontes de energia

Esquema de funcionamento da usina híbrida de Prenzlau, Alemanha
https://www.enertrag.com/en/project-development/hybrid-power-plant.html

Foi inaugurada no último dia 25, em Prenzlau, próximo à Berlim (Alemanha), uma usina de geração elétrica movida a energia eólica e biogás. Além de eletricidade, a usina vai produzir energia térmica para fins diversos (district heating). 

A eletricidade gerada nas turbinas eólicas que excede a capacidade da rede elétrica de absorvê-la é usada para acionar eletrolisadores (hydrogen generation), onde essa energia excedente é armazenada na forma de hidrogênio (hydrogen storage), para ser usada em períodos de pouco vento (figura).

Duas unidades de cogeração (combined heat and power units), alimentadas pela combustão de biogás e “hidrogênio eólico”, vão produzir simultaneamente eletricidade e calor, com aproveitamento máximo da energia fornecida pelos dois combustíveis renováveis (figura).

A capacidade instalada da usina de Prenzlau é assegurada por três aerogeradores de 2 MW cada e mais 350 kW da termelétrica a biogás e hidrogênio, que, simultaneamente, fornece calor a uma potência de 340 kW.

Parte do hidrogênio eólico produzido é distribuída para duas estações de hidrogênio em Berlim e uma em Hamburgo, que abastecem veículos especialmente desenvolvidos para consumir o combustível (H2) derivado da água.

Carros a hidrogênio já dispõem de uma autonomia superior a 300 km; vários modelos experimentais – desenvolvidos por montadoras de peso internacional (Toyota, Mercedes, Audi e Honda) – rodaram com o hidrogênio eólico na inauguração da central híbrida alemã.

Segundo a NOW GmbH (organização alemã para o desenvolvimento de tecnologias de hidrogênio e de células de combustível), até 2050 70% da frota automotiva da Alemanha poderá ser abastecida com hidrogênio.

Uma das empresas que executou o projeto da inovadora usina híbrida foi a Enertrag – uma das maiores do mundo na área de energia eólica – que já instalou cerca de 400 parques eólicos na Europa, abastecendo um milhão de pessoas com eletricidade de origem limpa e renovável. A central de Prenzlau custou US$ 30 milhões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário