terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Emissões poluentes no Brasil: uso da terra responde por 4 em cada 5 toneladas, diz estudo

Agropecuária e desmatamento emitem 66 vezes mais gases de efeito estufa que setor elétrico

http://www.plantsciences.ucdavis.edu/plantsciences_Faculty/Bloom/CAMEL/species.html 

Um estudo do Instituto Acende Brasil revela que, embora nosso país seja o terceiro maior emissor mundial de gases de efeito estufa (GEEs) – China lidera, seguida pelos EUA – apenas 1,2% do total de suas emissões é devido à geração elétrica, ante a média global de 28,8%.

Os dados constam do Relatório White Paper 6 (janeiro de 2012) e mostram que as maiores emissões nacionais de GEEs vem do setor de “mudanças no uso da terra” (queimadas e agropecuária), com 79,6%, “transporte” (6,1%) e “indústria” (3,6%). 

Os GEEs de origem antrópica são apontados por parte expressiva da comunidade científica internacional como principal causa das alterações no clima planetário e da ocorrência de eventos climáticos extremos.

De acordo com dados de agências nacionais (EPE e Aneel) e da Agência Internacional de Energia (IEA), em 2010 a energia elétrica produzida no Brasil representou 2,5% da geração mundial de eletricidade. Esta energia foi produzida em 2.499 unidades geradoras: 956 hidrelétricas (incluindo PCHs), 1.060 termelétricas a combustível fóssil, 2 usinas nucleares e 481 eólicas e termelétricas a biomassa. 

Este “arsenal” diversificado de fontes de energia compõe uma matriz elétrica extremamente limpa: quase 87% da capacidade instalada. Na totalidade dos países, pouco menos de 20% da eletricidade provém de fontes renováveis, o restante é gerado em termelétricas a carvão, petróleo e gás natural (combustíveis fortemente emissores de GEEs).

O documento do Acende Brasil, “Mudanças climáticas e o setor elétrico brasileiro”, traz uma análise dos marcos históricos, legais, regulatórios e institucionais que levaram o país ao cenário atual. 

Aponta os desafios e as estratégias a serem adotadas para aumentar a oferta de energia elétrica no Brasil, traz dados comparativos das emissões brasileiras em relação a outros países e analisa as políticas públicas (nacionais e estaduais) sobre mudanças climáticas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário