segunda-feira, 5 de março de 2012

França: nova perspectiva para a geração elétrica geotérmica em larga escala

Usina inaugurada na Alsácia utiliza tecnologia pioneira na exploração do calor a grandes profundidades 

Central elétrica geotérmica de Soultz-sous-Fôrets, França
http://pole.energivie.eu/category/actualites/alsace-energivie/page/4/

A França possui duas centrais elétricas geotérmicas, uma na ilha caribenha de Guadalupe (em operação desde os anos 1980), outra em Soultz-sous-Fôrets, na região da Alsácia, inaugurada em 2011.

A central alsaciana utiliza o vapor de água a 200oC, presente em rochas naturalmente fraturadas, situadas a 5 mil metros de profundidade. É a chamada tecnologia de “geotermia profunda”.

Na Europa, a maior parte desses reservatórios térmicos dispõem de temperaturas entre 200oC e 300oC e se situam entre 300 e 3 mil metros de profundidade; os mais explorados estão na Itália (região da Toscana), Islândia e Grécia (algumas ilhas).

Os reservatórios geotérmicos – localizados em zonas vulcânicas e tectonicamente ativas – são fontes inesgotáveis de energia. Produzem grandes fluxos de vapor, que podem ser usados para gerar eletricidade, mediante “ciclos termodinâmicos” (Rankine e Kalina, principalmente).

A central francesa de Soultz representa um marco tecnológico importante no campo da geotermia profunda e abre novas perspectivas para a produção industrial em larga escala de eletricidade geotérmica.

A capacidade instalada da usina alsaciana é de 1,5 MW; a energia gerada será conectada à rede elétrica da cidade de Estrasburgo e atenderá ao consumo de 1.500 habitantes. A meta para 2015 é ampliá-la para uma dezena de mega-watts, de modo a abastecer 20 mil pessoas.

A capacidade geotérmica instalada na Europa ao final de 2010 foi de 1.470 MW, quase a metade do que dispõe o maior produtor mundial (os Estados Unidos): 3.086 MW.

Em termos de produção de calor geotérmico, a China lidera (com 21 mil GWh), seguida pelos EUA (15,7 mil GWh) e Suécia (~12,6 mil GWh); a França aparece na 8ª posição, com 3,6 mil GWh.

De acordo com o Observ’ER - Le Baromètre 2011 des énergies renouvelables électriques en France, a capacidade geotérmica instalada na França ao final de 2010 foi de 16 MW. A projeção para 2020 é espetacular: entre 6 mil e 9 mil MW. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário