sexta-feira, 16 de março de 2012

Vida marinha: pesquisa com espécie de camarão ajuda a desvendar biodiversidade do litoral paulista

Estudo da biologia reprodutiva do camarão pedra Sicyonia typica serve de subsídio à implantação de pesca sustentável na região 

Camarão pedra Sicyonia typica: uma das amostras coletadas para o estudo (FOTO: Unesp)

No mundo, são cerca de 4 mil espécies de camarão catalogadas. No litoral Norte de São Paulo, encontra-se uma grande variedade delas: o camarão sete-barbas X. kroyeri, o rosa F. paulensis e o branco L. schmitti, entre outras.

O camarão pedra Sicyonia typica (foto) é mais uma espécie presente na biota – conjunto de seres vivos de um ecossistema – do litoral paulista. Pertence à família  Sicyoniidae, formada por 52 espécies.

A S. typica é objeto da tese de doutorado de Bruno Gabriel Nunes Pralon, sob orientação de Maria Lucia Negreiros-Fransozo e co-orientação de Antonio Leão Castilho. Foi apresentada ao Curso de Pós-Graduação em Ciências Biológicas do Instituto de Biociências de Botucatu (IBB) da Unesp e defendida com sucesso esta tarde.

O trabalho tem como foco a dinâmica populacional do camarão pedra S. typica e traz à luz elementos importantes para a compreensão da teia alimentar – várias cadeias alimentares interconectadas – do ambiente marinho no litoral norte paulista.

Foram analisados basicamente três aspectos referentes à espécie S. typica: sua biologia reprodutiva, a estrutura populacional, o crescimento e a distribuição ecológica. As variáveis ambientais observadas foram a temperatura, a sanilidade e as características do sedimento, parâmetros controladores importantes da distribuição da espécie.

É uma contribuição para o conhecimento da ecologia de crustáceo na região e, consequentemente, para a preservação das espécies exploradas pela pesca de arrasto ou como fauna acompanhante dessa atividade.

Um dado importante para subsidiar o manejo de pesca na região e que foi objeto da pesquisa é o momento inicial da maturidade sexual da S. typica, fator determinante para se conhecer o tamanho mínimo de captura permitido.

As amostras de camarão pedra que serviram de base para o estudo foram coletadas na costa de São Sebastião e nas enseadas de Caraguatatuba e Ubatuba, de 1998 a 2003. Alguns dos espécimes foram depositados na coleção zoológica de referência do Departamento de Zoologia do IBB/Unesp.

O autor da tese, Bruno Gabriel Nunes Pralon, é professor do quadro efetivo da Universidade Federal do Piauí (Campus de Picos).

“Além de contribuir para o avanço do conhecimento científico da biologia dessa espécie de camarão pedra, o estudo serve de base para futuras pesquisas com outras espécies de Sicyonia que ocorrem na costa sul do Brasil”, diz Nunes Pralon ao editor de OFQVDS.

O pesquisador explica que “quanto mais informação biológica tivermos sobre uma espécie animal ecologicamente importante e quase desconhecida, mais saberemos como esta espécie se relaciona com outros organismos e seu ambiente; isto é fundamental para direcionar planos de conservação e manejo de estoques naturais”.

Fonte: "Dinâmica populacional do camarão pedra Sicyonia typica (Boeck, 1864) (Penaeoidea: Sicyoniidae) no litoral norte do Estado de São Paulo", Bruno Gabriel Nunes Pralon. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Botucatu, 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário