quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Biocombustíveis: consumo na União Europeia avança pouco em 2011

Uso de carburante verde no transporte europeu cresce apenas 3% em relação a 2010 

Neste Oil, maior usina europeia de biodiesel, em Rotterdam, Holanda; junto com suas duas filiais finlandesas, produziu ano passado 1,18 milhões de toneladas (FOTO: Hugo de Wolf/DE WOLF IMAGES)

O consumo de biocarburante na União Europeia foi de 13,6 milhões de toneladas equivalentes de petróleo (tep), ou 392 mil tep a mais do que em 2010. A informação é do Biofuels Barometer EurObserv’ER Report 2012.

Na Europa, a Alemanha é a campeã no uso de combustível renovável em transportes; seu consumo equivale ao da França, Itália, Espanha, Áustria e República Tcheca juntos. Apesar do avanço de 6% no país germânico, em vários outros países que compõem o bloco europeu UE-27 o consumo de biocarburante recuou.

Quase todo combustível verde consumido na Europa se divide entre bioetanol (21%) e biodiesel (78%); o restante são óleos vegetais (0,5%) e biogás (0,5%).

De 2000 a 2008, o aumento do uso de biocombustível nos transportes europeus foi espetacular, passou de 705 mil tep para 9,56 milhões de tep (gráfico). Já entre 2008 e 2011, o avanço anual médio foi de 12,7%.

Evolução do consumo de biocarburantes em transportes na União Europeia, em milhares de tep (Adaptado de SYSTÈMES SOLAIRES le journal des énergies renouvelables Nº 210/2012)

Enquanto o consumo de biocombustíveis entre 2010 e 2011 avançou timidamente no continente velho, dados do European Biodiesel Board apontam para uma queda da produção de biodiesel pela primeira vez na história: menos 8% no período. Isto significa a situação inédita de uma capacidade ociosa superior a 60%; as usinas europeias tem potencial para produzir 22,1 milhões de tep de biodiesel.

Por outro lado, a produção de bioetanol deve crescer 3%, segundo estimativa da European Renewable Ethanol Association. A França lidera a produção, com cerca de 1 bilhão de litros/ano, seguida por Alemanha (0,77), Espanha (0,46), Bélgica (0,40) e Reino Unido (0,32).

Apesar da meta estabelecida pela União Europeia – pelo menos 10% de energia renovável no setor de transportes em 2020 – sua preocupação no momento garantir um “sistema de durabilidade” ao combustível verde consumido nos países membros do bloco.

Entre os critérios exigidos estão a redução de 10% das emissões de gases de efeito estufa (GEE) até 2020, em relação a 2010, de todos os tipos de combustível e, para novas usinas de biocombustível, uma redução de 60% nas emissões de GEE até 2018, em relação aos combustíveis fósseis “de referência”.

Estabelecem, ainda, restrição à produção de biocombustível em terras ricas em biodiversidade e em solos com grande estoque de carbono ou de turfas. 

Fonte: SYSTÈMES SOLAIRES – Le journal des énergies renouvelables Nº 210, julho-agosto de 2012

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