segunda-feira, 15 de julho de 2013

Pesquisa em energia solar no Brasil: Laboratório pioneiro completa 40 anos

Projetos desenvolvidos no LES contribuíram para o avanço da área solar no país e a formação de recursos humanos especializados

Campo de coletores do protótipo de ar condicionado solar em desenvolvimento no LES/UFPB (FOTO: Antonio Pralon)

Criado em 1973, o Laboratório de Energia Solar (LES) da Universidade Federal da Paraíba, em João Pessoa, foi o primeiro espaço institucional do país voltado à pesquisa em energia solar. 

Um programa para o aproveitamento da energia solar no Nordeste, financiado pelo então Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (hoje BNDES), viabilizou o LES.

Desde os primeiros anos de existência, o LES foi protagonista de inúmeras pesquisas; nos anos 70, destacamos: Aplicação da Energia Solar em Conforto Ambiental, Paraboloides de Vidro, Refrigerador Solar por Absorção de Amônia, Coletores Solares para Aquecimento de Água, Forno Solar de 1,5 kW, Destilação Solar, Estudo da Radiação Solar Disponível, Refletor Cilindro-Parabólico de Fresnel, e Implantação da Rede Solarimétrica da Paraíba. 

Na década de 1980, em contraste ao ambiente favorável à busca de alternativas energéticas dos anos 70 (fomentado pela crise mundial de petróleo), a pesquisa em energia solar no Brasil foi severamente afetada por cortes de financiamento. 

Mesmo assim, alguns projetos importantes foram concluídos no LES, entre eles: Bancada de Testes de Coletores Solares, Instrumentação Aplicada à Energia Solar, Radiômetro Autocompensado e Complementação da Rede Solarimétrica (instalação de 16 estações, nas diversas microrregiões geográficas da Paraíba). 

Também nos anos 80, uma intensa atividade acadêmica se desenvolveu no LES, impelida por trabalhos de mestrado do Curso de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da UFPB. Foram elaboradas e defendidas 26 dissertações na área solar. 

Destaque para as seguintes linhas de pesquisa: Refrigeração Solar por Adsorção, Resfriamento Passivo para Conforto Térmico, Fabricação e Caracterização de Superfícies Seletivas Solares, Motor Stirling a Energia Solar e Piscina Solar de Gradiente Salino. 

Do início da década de 1990 até o presente, mesmo sem projetos de vulto na área solar, vários trabalhos de pós-graduação continuaram se desenvolvendo no LES, que manteve sua “vocação” de apoiar a formação de recursos humanos especializados. 

A produção acadêmica do LES nos anos 80 e 90 foi essencial para a consolidação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da UFPB, pioneiro no Nordeste em nível de doutorado.

Ao todo, foram produzidas 74 dissertações de mestrado e 36 teses de doutorado no LES, na área solar. Alguns desses trabalhos, especialmente os de base experimental (desenvolvimento de protótipos), receberam apoio financeiro do CNPq, com destaque para sistemas de adsorção para uso em refrigeração e ar condicionado movidos a energia solar. 

Além da contribuição ao avanço da área solar no país, o LES teve uma participação decisiva na criação, em 1978, da Associação Brasileira de Energia Solar (ABEnS), cuja missão era promover a divulgação e incentivar estudos em energia solar. 

Entre o início dos anos 90 e meados da década de 2000, a ABEnS passou por uma fase de inocuidade (acompanhando a ausência de uma política de P&D para a área solar), mas foi revitalizada a partir de 2005, graças ao empenho de pesquisadores de vários laboratórios do país, incluindo o LES. 

A “nova” ABEnS promoveu em 2007 o 1º Congresso Brasileiro de Energia Solar (I CBENS), ocorrido em Fortaleza, que contou com mais de 400 participantes. Nos anos seguintes, outros CBENS se sucederam: Florianópolis (2008), Belém do Pará (2010) e São Paulo (2012); o V CBENS será realizado em Recife, em 2014. 

Em 2011, o LES passou a pertencer a um novo centro acadêmico da UFPB, criado pelo Reuni, o Centro de Energias Alternativas e Renováveis (CEAR), do qual fazem parte os Departamentos de Engenharia de Energias Renováveis e Engenharia Elétrica.

Para comemorar o 40º aniversário do LES, a UFPB promove (através do CEAR) o seminário “40 anos do LES e a pesquisa em energia solar no Brasil e no mundo”, que acontece de 10 a 13 de dezembro, em João Pessoa. O evento terá, entre seus palestrantes convidados, cientistas de renome internacional. 

Fonte: “A saga da energia solar na Paraíba”, Arnaldo Moura Bezerra (João Pessoa: Sal e Terra, 2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário