segunda-feira, 15 de julho de 2013

Universidade Federal da Paraíba promove seminário para celebrar 40º aniversário do LES

Com apoio da Capes/Ministério da Educação e PBGás, evento terá palestrantes convidados de renome internacional

Edifício que abrigará professores, pesquisadores e laboratórios do Centro de Energias Alternativas e Renováveis da UFPB, cuja criação foi possível graças à história do Laboratório de Energia Solar (FOTO: Antonio Pralon)

Situado em um dos estados mais ensolarados do Nordeste (com 6 kWh/m2 disponíveis por dia), o Laboratório de Energia Solar (LES) tem uma história de relevantes contribuições ao avanço técnico-científico da área solar no país. 

Para celebrar suas quatro décadas de existência, o Centro de Energias Alternativas e Renováveis (CEAR) da UFPB promove o seminário “40 anos do LES e a pesquisa em energia solar no Brasil e no mundo”, que acontece de 10 a 13 de dezembro, em João Pessoa.

Em 2011, o LES passou de “núcleo” (ligado à Reitoria) a “unidade” do recém-criado CEAR, fruto do Reuni, formado por dois Departamentos de Engenharia (de Energias Renováveis e Elétrica), os cursos de graduação em Engenharia Elétrica e Engenharia de Energias Renováveis e o Mestrado em Engenharia Elétrica.

A criação do CEAR permitiu investimentos importantes em recursos humanos (20 professores doutores efetivados em 2012) e infraestrutura física (R$ 4,0 milhões em edificações - foto - e R$ 1,8 milhão em equipamentos). 

Um empreendimento à altura dos desafios que este novo centro – de ensino e pesquisa multidisciplinares na área de energia – tem pela frente e que representa uma “oxigenação” extraordinária do LES, inaugurando uma nova etapa em sua história já bastante significativa. 

O seminário comemorativo dos 40 anos do LES será uma ocasião providencial não só para divulgar sua história, mas também para despertar novas consciências sobre a importância da energia solar no panorama energético mundial e das potencialidades deste recurso no Nordeste e no país como um todo. 

No programa do evento estão previstas palestras, minicursos e apresentações de pesquisadores do LES/CEAR. Entre os palestrantes convidados, dois cientistas de grande prestígio internacional já confirmaram presença: Francis Meunier (da França) e Isaac Pilatowsky (do México).

O evento é apoiado financeiramente pela Capes/Ministério da Educação e pela PBGás. Mais informações (programa do evento) e inscrições brevemente estarão disponíveis em http://www.cear.ufpb.br/site/.

Francis Meunier é Professor Emérito do Instituto Francês do Frio Industrial e de Engenharia Climática, do Conservatoire National des Arts et Métiers, de Paris. Publicou mais de 200 artigos e comunicações científicas nas áreas de Física do Estado Sólido, Energia Solar, Adsorção, Sistemas de Refrigeração e Bomba de Calor, Captura de CO2 e Mudanças Climáticas. É autor de vários livros, entre eles: “Domestiquer l’Effet de Serre” (Dunod 2005, 2ª ed. 2008), “Adieu Pétrole, Vive les Energies Renouvelables” (Dunod 2006), “Les Energies Renouvelables” (Le Cavalier Bleu 2008, 2ª ed. 2010) e “La climatisation solaire: thermique ou photovoltaïque” (Dunod 2013). 

Isaac Pilatowsky é Professor do Instituto de Energias Renováveis da Universidade Nacional Autônoma do México, de Temixo, Morelos. Engenheiro químico, com doutorado em termodinâmica e cinética de altas temperaturas, liderou vários projetos de pesquisa na área solar: sistemas de aquecimento, secagem, refrigeração e climatização. É autor de livros e dezenas de publicações em revistas indexadas e de comunicações em eventos científicos internacionais, com foco nas áreas de refrigeração e energia solar. Coordenou, de 2001 a 2005, a Rede Ibero-americana de Refrigeração e Ar Condicionado Solar, financiada pelo CYTED (Programa Ibero-Americano de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento), da qual o LES fez parte, como instituição representante do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário