terça-feira, 6 de maio de 2014

Cientistas sintetizam querosene usando água, gás carbônico e energia solar

Combustível renovável produzido com luz do sol pode revolucionar aviação

Reator solar usado para converter água e gás carbônico em combustível renovável de avião
http://www.gizmag.com/sunlight-carbon-dioxide-jet-fuel/31872/pictures#1

Cientistas do projeto europeu Solar-Jet produziram combustível de avião a partir de água, dióxido de carbono e energia solar. Um feito inédito que pode impactar o futuro da aviação. 

A viabilidade técnica da síntese do “querosene solar” foi demonstrada em toda a cadeia de produção.

Os participantes do Solar-Jet – uma parceria entre o meio acadêmico e empresas sediadas na Alemanha e Suíça – exploram a via termoquímica, usando a luz do sol como insumo energético, para produzir combustível líquido à base de hidrocarbonetos. 

O reator solar (foto) utilizado para fabricar querosene representa uma nova tecnologia baseada na concentração dos raios solares. Tem um grande potencial para produzir outros tipos de carburante, como o diesel, a gasolina e o hidrogênio. Uma via promissora para viabilizar meios de transporte ambientalmente sustentáveis. 

“Esta primeira realização experimental do conceito de ‘querosene solar’ foi um grande avanço do Solar-Jet rumo à obtenção de combustíveis verdadeiramente sustentáveis, a partir de insumos virtualmente ilimitados”, disse Andreas Sizmann (da Bauhaus Luftfahrt), coordenador do projeto. 

A tecnologia desenvolvida pelo projeto Solar-Jet envolve um processo inovador, pelo qual energia solar concentrada é usada para converter H2O e CO2 em gás de síntese (mistura de monóxido de carbono e hidrogênio). 

Graças às altas temperaturas geradas no reator solar, materiais à base de óxidos metálicos percorrem um ciclo de “óxido-redução”, dando origem ao gás de síntese, que, por sua vez é convertido em querosene pelo método comercial Fischer-Tropsch. 

O reator solar intensifica as trocas de calor por radiação, favorecendo a ocorrência da reação com uma velocidade suficientemente rápida, essencial para maximizar a eficiência de conversão da energia solar em combustível, como explicou o professor Aldo Steinfeld, do instituto ETH Zurique. 

O Solar-Jet foi lançado em 2011 e conta com apoio financeiro da União Europeia. A próxima etapa do projeto prevê a otimização do reator solar e a avaliação do potencial técnico-econômico da implementação em escala industrial da tecnologia de síntese do “querosene solar”. Deve ser concluída em 2015. 

Fonte: http://www.gizmag.com/sunlight-carbon-dioxide-jet-fuel/31872/

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