domingo, 1 de fevereiro de 2015

Chile: uma breve história da ‘intranet socialista’ de Allende

Criada pelo governo da unidade popular, a rede Cybernet operou com sucesso até ser destruída pelo golpe militar

Sala de operações do projeto Synco (1972-73): sistema de gestão cibernética da economia socialista chilena 
http://elpais.com/elpais/2014/12/29/eps/1419857592_247138.html

A revolucionária tecnologia de comunicação em rede (Cybernet) visava controlar todas as atividades econômicas do país, recém-convertido ao socialismo. 

Foi concebida pelo ‘pai’ da cibernética de gestão, Stafford Beer (1926-2002), um milionário excêntrico britânico.

Consistia de uma rede de comunicação por telex comandada por um computador central, que monitorava dados das indústrias chilenas, com o objetivo de controlar sua logística e melhorar sua produtividade. 

O engenheiro chileno Fernando Flores, que tinha Beer como seu “guru” da economia, foi quem o convidou para coordenar a equipe que desenvolveu a Cybernet. Flores foi ministro da Fazenda do governo de Salvador Allende, aos 29 anos de idade. 

“Um sistema auto-organizado deve estar sempre vivo, nunca finalizado, porque finalização é sinônimo de morte”, dizia o mentor da Cybernet, Stafford Beer. 

Conceitualmente, era uma rede que se assemelhava à intranet, aplicada a uma rede de indústrias país afora. Intranet, termo cunhado em 1995, designa um sistema de comunicação direta usado por empresas para dar agilidade e segurança à troca de informação entre seus funcionários.

As empresas chilenas enviavam por telex seus dados de consumo e produção para um computador IBM 360 instalado no palácio La Moneda, sede do governo socialista empossado em 1970. 

A sala de controle e operação da Cybernet (foto) era digna do cenário de 2001: Uma Odisseia no Espaço, o emblemático filme de ficção científica, de Stanley Kubrick. 

Em forma de hexágono, foi concebida “para que a alta cúpula do governo pudesse tomar decisões rápidas com base em informações recebidas em tempo real e em uma visão macroscópica da atividade econômica nacional”, diz a autora de Revolucionários Cibernéticos: Tecnologia e Política no Chile de Salvador Allende, Eden Medina. 

A rede de comunicação Cybernet era o cerne do projeto Sycon (sistema de informação e controle) ou Cybersyn (sinergia cibernética), que operou com êxito entre 1972 e 1973. 

Chegou a controlar informações econômicas provenientes de todo território chileno. Seu maior feito foi debelar uma greve de caminhoneiros que ameaçava o abastecimento do país, justamente pela rapidez com que identificou alternativas de suprimento por transportadoras fieis ao governo. 

Sua maior “falha” foi nunca ter violado a privacidade das pessoas, o que a impediu de prever o golpe de estado em curso e que se concretizaria em de 11 de setembro de 1973. 

O projeto Sycon surgia apenas 3 anos antes da inédita comunicação entre computadores das universidades americanas de Stanford e da Califórnia, em 1975, o embrião do que viria a ser a internet. 

Não fosse o golpe militar, que liquidou o projeto Sycon e instaurou uma ditadura de 17 anos, o Chile teria sido o primeiro país da América do Sul a participar da rede mundial de computadores. E antecipado em quase duas décadas o advento da internet no continente. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário